quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Apologética -seitas e heresias

Heresia deriva da palavra háiresis e significa: "escolha ", seleção" , preferência". Daí surgiu a palavra seita, por efeito de semântica.
Do ponto de vista cristão, heresia é o ato de um indivíduo ou de um grupo afastar-se do ensino da Palavra de Deus e adotar e divulgar suas próprias idéias, ou idéias de outrem, em matéria de religião. Em resumo, é o abandono da verdade.
O termo háireses aparece no original em Atos 5.17; 15.5; 24.5; 26.5; 28.22. Por sua vez, "heresia " aparece em Atos 24.11; 1Coríntios 11.9; Gálatas 5.20 e 2 Pedro 2.1.
O estudo da heresiologia é importante, sobretudo pelo fato de os ensinos heréticos e o surgimento das seitas falsas serem parte da escatologia, isto é, um dos sinais dos tempos sobre os quais falaram Jesus e seus apóstolos.
O apóstolo Paulo, nos dois primeiros versículos do capítulo quatro da sua primeira epístola a Timóteo, escreve:
" Mas o Espírito afirma expressamente que, nos últimos dias alguns apostatarão da fé, pro obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras, e que têm cauterizada a própria consciência ".
O apóstolo Pedro escreve também:
" Assim como no meio do povo surgiram falsos profetas, assim também haverá falsos mestres, os quais introduzirão dissimuladamente doutrinas destruidoras, até o ponto de negarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmo s repentina destruição. E muitos seguirão a s suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; também, movidos por avareza, farão comérciode vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há pouco tempo não tarda, e sua destruição não dorme " ( 2 Pedro 2.1-3).
Uma seita é indentificada em geral, por aquilo que ela prega a respeito dos seguintes assuntos:
1. A Bíblia Sagrada 
2. A Pessoa de Deus
3. A queda do homem e o pecado
4. A Pessoa e a obra de Cristo
5. A salvação
6. O porvir

Se o que uma seita ensina sobre estes assuntos não se coaduna com as Escriturasm podemos estar certos de que estamos diante duma seita herética.
Entre as  muitas razões para o surgimento de seitas falsas no mundo, hoje, destacam-se as seguintes:

1. A ação diabólica no mundo (2 Co 4.4)
2. A ação diabólica contra a igreja (Mt 13.25 ).
3. A ação diabólica contra a Palavra de Deus ( Mt 13.19).
4. O descuido da igreja em pregar o Evangelho completo (Mt 13.25).
5. A falsa hermenêutica ( 2Pe 3.16)
6. A falta de conhecimento da verdade bíblica ( 1 Tm 2.4).
7. A falta de maturidade espiritual ( Ef 4.14).

Caro leitor, tudo isso relacionado acima é de relevante importância para os cristãos que professam a fé em Cristo conheçam, e fiquem atentos a todos os acontecimentos, pois a vinda de Jesus se aproxima.
Fonte: CPAD.SEITAS E HERESIAS .Raimundo Oliveira-2002
http://www.apologizar.blogspot.com/
http://www.profetizandovidanovaledeossossecos.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe uma mensagem para o blog